Accueil » Equipamentos » Transporte pneumático
Os sistemas de transporte pneumático Sodimate são uma alternativa aos parafusos de transporte de pó, quando a implantação no local é complexa. Os transportes pneumáticos transportam o reagente ao longo de grandes distâncias, de 0,2 kg/h a 1000 kg/h.
O produto armazenado em silos ou em Big Bags (sacos grandes) é extraído e doseado, com a ajuda do extrator doseador Sodimate, até uma boca de descarga em T, onde é recebido e transportado numa tubagem até ao ponto de injecção.
O produto em pó transportado é injetado no fim do curso do transporte pneumático por intermédio de uma cana de injecção.
Os elementos metálicos do transporte pneumático (boca de descarga em T e cana de injecção) estão adaptados ao transporte de pó e, para evitar obstruções, é aplicado um revestimento anti-colmatagem nas superfícies em contacto com o produto.
Ao dimensionar-se o equipamento, tem-se em consideração a isometria e a depressão no ponto de injecção, a fim de respeitar os padrões de velocidade do pulverulento na tubagem. Para ajustar os parâmetros do dispositivo de injecção de ar às restrições do projeto, foi colocado um sensor de pressão de tipo sonda Pitot na rampa de aceleração para medir a velocidade, caudal e pressão.
O transporte pneumático Sodimate utilizará, consoante o caudal do produto e o comprimento da tubagem, dispositivos de injecção de ar do tipo ventilador ou insuflador. Estes tipos de dispositivos de injecção de ar utilizam-se a baixa pressão e exigem pouca manutenção, comparativamente com um sistema clássico de transporte de pó.
A Sodimate utiliza o seu sistema de transporte pneumático para transportar, em geral, produtos como carvão ativado, cal apagada em superfície elevada específica, bicarbonato de sódio, argila, polímero, etc.
Quando o equipamento precisa de funcionar em contínuo e para otimizar a sua instalação, a Sodimate propõe até 4 doseadores de silo ou suportes de esvaziamento de big-bags para alimentar até 4 linhas de transferência pneumática. Isto permite injetar em vários pontos de injeção ou, durante a manutenção, ter uma instalação a funcionar constantemente sem ter de a parar.