Conjunto de extinção de cal viva

Sobre certas instalações de elevada capacidade no consumo de leite de cal apagada, é interessante para o operador de apagar a sua cal ele mesmo. O princípio é dosear a cal viva num tanque agitado e com forte concentração. Uma reação exotérmica (em química a reação exotérmica significa libertar calor) desencadeia-se pelo contacto da água com a cal viva que produz o vapor.

O vapor libertado é captado por um sistema de lavagem com água que permite a retenção das partículas e a saída do ar limpo do tanque. Uma sonda de temperatura e contactos sobre os sensores de fluxo e uma sonda de nível muito alto controlam permanentemente o bom  funcionamento da instalação. Uma vez a reação terminada, o leite de cal apagada obtido é transvasado por transbordamento para um tanque de diluição na qual será afinada a  concentração mais baixa e enviada até a bomba.

Realizações de sistemas de extinção

Os tanques de preparação podem ser realizados em aço com tratamento epoxi ou do aço inoxidável 304. Estes tanques são realizados sobre pés com um fundo encurvado equipado no seu centro de uma válvula a fim de proceder a uma limpeza regular dos carbonatos e incrustações resultantes do processo da reação. 

FORMULÁRIO RÁPIDO